top of page

Mecanismo de Ação

 

A maioria dos efeitos do THC são mediados pela ação agonista nos recetores canabinóides. Ainda, alguns efeitos não-CB mediados pelo THC e derivados sintéticos foram, também, descritos, por exemplo, alguns efeitos no sistema imunitário, alguns efeitos neuroprotetores, e os efeitos antieméticos. É possível que vários efeitos que se pensava não serem mediados por recetores CB sejam mediados por subtipos ainda não identificados. [10]

 

Os canabinóides atuam como ligandos, tendo a capacidade de modular o comportamento dos recetores e consequentemente as posteriores vias biológicas. Embora os fitocanabinóides mostrem uma estrutura semelhante, eles podem exercer diferentes tipos de ação nos recetores. [15]

 

O mecanismo dos canabinóides é complexo, sendo que ainda não é totalmente compreendido.

A nível da modulação de neurotransmissores ocorre o seguinte:


1. A informação é transmitida à volta do corpo neuronal na forma de impulsos elétricos, que se deslocam através dos nervos. À medida que o sinal atinge a extremidade do nervo, ou axónio, a despolarização resultante estimula a libertação de vesículas de neurotransmissores (moléculas amarelas). Estes atravessam a sinapse, ligando-se aos recetores da célula pós-sináptica. A ativação dos recetores pós-sinápticos inicia, posteriormente uma série de eventos.

 

2. Uma dessas séries de eventos é a libertação de endocanabinóides (moléculas vermelhas), que são sintetizados e libertados localmente e funcionam como um transmissor retrógrado.

3. Os endocanabinóides viajam na direção oposta aos neurotransmissores iniciais, através da fenda sináptica, e ligam-se aos recetores CB1 pré-sináticos (a azul). Este feedback permite a regulação pré-sináptica de libertação de neurotransmissores, através da diminuição dos níveis de cálcio e potássio. Assim, a ligação de endocanabinóides, retrogradamente, irá inibir a libertação de outros neurotransmissores, tanto inibitórios (por exemplo GABA) como excitatórios (por exemplo glutamato).

 

4. Os fitocanabinóides são capazes de imitar a ação dos endocanabinóides, aumentando o seu efeito na regulação da transmissão de impulsos nervosos. [15]

 

 

1

2

3

4

Figura 4 - Mecanismo de ação a nível neuronal.

10.   Grotenhermen, F., Pharmacology of cannabinoids. Neuroendocrinology Letters, 2004. 25(1/2): p. 14-23.

15. Cannabinoid Science - Mechanism of Action. [cited 2016 15 May]; Available from: http://www.gwpharm.com/mechanism-of-action.aspx.

 

Figura 4: Adaptada de: Cannabinoid Science - Mechanism of Action. [cited 2016 15 May]; Available from: http://www.gwpharm.com/mechanism-of-action.aspx.

bottom of page